domingo, 3 de junho de 2012

KALANCHOE

Nome popular: flor da fortuna, coerana, eoirama-branca, erva-da-costa, folha-da-fortuna, folha-de-costa ou saião
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Saxifragales
Família: Crassulaceae
Género: Kalanchoe
Espécie: Kalanchöe blossfeldiana
Origem: África e Madagascar

Dados:
• Planta suculenta, também conhecida como "gordinha" por causa das suas folhas carnudas. Planta rústica que produz abundante floração, com as pequenas flores agrupadas em buquês, nas cores rosa, laranja, amarela e vermelha, dependendo da variedade. Ideal para formar maciços e bordaduras nos jardins, mas também dá ótimos resultados em vasos e floreiras. É uma planta que precisa de muita luminosidade. Quando adulta, alcança até 30 cm de altura.
• O solo ideal é solto, poroso, drenado e rico em matéria orgânica. Quando plantado em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.
• O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido. Pode ser cultivada à meia-sombra, se receber luz solar direta algumas horas por dia. No inverno devem ser regadas espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que o kalanchoe cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento.
• A planta não exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes quando as flores vão murchando.
• Para obter novas plantas a partir de um vaso de kalanchoe, é só usar os brotos que surgem nas bordas das folhas adultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário