domingo, 3 de junho de 2012

PAU-BRASIL

Nome popular: pau-brasil, ibirapitanga, arabutã, brasilete, pau rosado, pau vermelho, pau de pernambuco, árvore do brasil, ibiripitinga, sapão, imirá piranga, muirapiranga, orabutã, pau pernambuco
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Caesalpinioideae
Género: Caesalpinia
Espécie: Caesalpinia echinata Lam.
Origem: Brasil

Dados:
• Possui crescimento muito lento, não ultrapassando 2,5 m de altura aos 2 anos de idade.
• A madeira, de coloração avermelhada, é atualmente muito utilizada na fabricação de arcos de violinos. Na época colonial era extraído um corante, muito utilizado para tingir tecidos. O tronco possui acúleos grossos, densamente distribuídos. Possui raízes tabulares.
• As flores tem forma de taça, são de coloração amarela, com 5 pétalas e estrutura em cachos. São muito perfumadas e reunidas em panículas terminais. A pétala maior possui mancha vermelha no centro.
• A folha é composta por 5 a 6 pares de folíolos, medindo 6 a 10 cm de comprimento. Cada folíolo é formado por 8 a 10 pares de folíolos secundários medindo 1 a 2 cm de comprimento. Há presença de pequenos acúleos abaixo da ráquis.
• Seu fruto é a vagem, que possui coloração marrom, é carnoso e é totalmente coberto por acúleos curtos e finos.
• O pau-brasil possui uma coloração avermelhada, que foi utilizada para tingir tecidos na antiguidade. Devido à sua coloração de cor de "brasa", o nosso país foi nomeado de "Brasil". Foi muito explorado pela colônia portuguesa para fins comerciais, e por esse motivo atualmente essa árvore está muito ameçada de extinção.
• No dia 3 de maio comemora-se o Dia Nacional do Pau-brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário